domingo, 26 de outubro de 2008

Introdução - Instalação

Bom, antes de começar com os posts, gostaria de estar explicando como proceder com as instalações e versões que vou utilizar para a construção de aplicações em silverlight 2.

Utilizarei o Microsoft Visual Studio 2008 SP 1/.Net 3.5 e a linguagem C# para criação dos projetos em silverlight 2. O Silverlight 2 não vem instalado por padrão no visual studio, é preciso baixar o plug-in e as tools (ferramentas) que permite o visual studio criar projetos para a versão final do silverlight 2. (Nada inpede de utilizar o Visual Web Developer Express, que é a versão gratuita do visual studio p/ desenvolvimento ASP.NET)

No site da silverlight (http://silverlight.net/), na seção get started, possui vários tutoriais assim como os arquivos necessários para instalação, mas como ninguem tem tempo pra ficar procurando, aqui vai os arquivos na ordem certa de instalação:

1º - Silverlight tools for visual studio 2008: Habilita o visual studio p/ criação de projetos silverlight 2.
2º - Expression blend 2 e o seu SP1: Utilizado para fazer layouts, animação, etc. trabalhando com a criação de XAML para suas aplicações. Você simplesmente desenha o que desenha e ele transforma isso em XAML.

É isso, muita coisa não? ;D
Agora para criar um novo projeto silverlight, basta entrar no visual studio 2008, criar um novo projeto, como mostra a figura abaixo

Quando o popup de projetos abrir basta selecionar o menu silverlight, selecionar o tipo de projeto Silverlight Application dar um nome ao projeto, e clicar em OK, como mostra a figura abaixo.

Um comentário:

Unknown disse...

Estou começando a acompanhar seu Blog... Gostei muito do conteudo!
Obrigado por compartilhar seu conhecimento!