Não é possível escapar. Preciso deixar claro o que é silverlight. Então aqui vai:
O silverlight é a nova tecnologia da Microsoft para criação de aplicações ricas na web, melhor dizendo, muito próximo do que pode e não pode ser feito em desktop, que todo programador conhece, é tudo mais fácil se for comparar. O que tenho lido em alguns livros dedicados a ensinar silverlight é a tal “User experience” (experiência de usuário).
User experience
A experiência de usuário é basicamente o objetivo de muitas tecnologias que estão no mercado. Mas afinal, o que o usuário quer?
Simples, os usuários querem aplicações mais rápidas, bonitas, fáceis de usar. Mostrar ao usuário o que ele procura. A internet cresceu muito rápida, a expectativa dos usuários também. Por que não apresentar vídeos, imagens, mídia? Essa é a web em 2008, e tende a crescer nos próximos anos. Enfim, o objetivo destas tecnologias, como o silverlight, é facilitar a vida dos designers e programadores facilitarem a vida do usuário.
Silverlight é um plug-in para o browser que renderiza uma linguagem baseada em texto chamada XAML, isso facilita sites de pesquisa, como o Google, procurar sites feitos em silverlight. O silverlight também é cross-browser/cross-plataform. Isso significa que o silverlight funciona no IE 5.5 +, Firefox 1+, Mozilla 1+, Safari, Windows Vista, Windows XP SP2+, Windows Server 2003+, Mac OS X 10.4.8+. Suporta apresentação de formatos mídia em WMV, WMA e MP3 sem precisar que o cliente instale codecs para suportar esses formatos, por exemplo, se um usuário do Mac OS entrar em um site silverlight que tenha um vídeo em WMV ele não precisa ter o Media Player instalado. É a nova geração de aplicações ricas e interativas para a Web e também para dispositivos móveis (móbile). Ele pode ser programado usando as linguagens .Net como C# ou VB e também outras linguagens, as “dynamic languages” com Python e Ruby. Você pode utilizar no silverlight muito do que é possível com as linguagens .net.
O silverlight se integra com aplicações web já existentes, incluindo ASP.NET ou ASP.NET AJAX. Silverlight suporta AJAX sendo que todas suas requisições são assíncronas. No modelo padrão das aplicações web está o CSS/DHTML, no modelo desktop XAML (WPF) e o .Net framework, já no modelo de aplicações web com o plug-in do silverlight todas essas tecnologias são suportadas, permitindo o desenvolvimento de aplicações robustas para web. A figura abaixo mostra o modelo de apresentação e programação para web.
Algumas Características
- Formatos de mídia:
VWM, WMA e MP3. Lembra-se que o cliente não precisa ter o software para ver/escutar estes tipos de mídia;
- Plug-in fácil de instalar:
O plug-in do silverlight possui mais ou menos 4mb e em alguns segundos é instalado na máquina cliente, o windows update já adicionou o plug-in do silverlight 2, então todos os usuários que fazem atualizações já possuem o plug-in instalado;
- Multi-Linguagem:
Suporte várias linguagens, sendo elas .net (C# e VB) e linguagens dinâmicas (Ruby e Python);
- Integração com aplicações ASP.NET;
- Isolated Storage (Armazenamento isolado);
Permite armazenamento de dados local para o cliente que está acessando um site em silverlight, caso esta funcionalidade tenha sido implementado neste site. Por exemplo, supondo que você tenha um site de pesquisa de vídeos e precisa armazenar as pesquisas realizadas pelo usuário, para que posteriormente ele possa ter acesso à o que ele pesquisou. Você não precisa modelar um banco etc. e tal para tal feito. Este conteúdo é armazenado no computador do cliente que acessa a aplicação silverlight, e possui um limite de 1mb, somente para armazenar pequenas coisas.
- LINQ;
- etc.
Abaixo uma lista de sites interessantes que utilizam silverlight:
http://www.mojaveexperiment.com/ (Muito bom, se você se sente desmotivado, vale a pena ver);
http://www.microsoft.com/servers/sql/2008/sqlserverenergy/en/us/default.aspx (Site do SQL Server 2008, muito bom também);
http://www.kbb.com/KBB/PerfectCarFinder/PhotoEdition.aspx (Loja de carros. Procure qualquer um, ótima qualidade);
Entre outros, de uma olhada em:
2 comentários:
gente eu preciso dizer isso: que coisa horrorosa esse DEEP ZOOM!!!! Como vcs. podem elogiar isso? Já pensou escolher um carro em meio a milhares de thumbnails?????? A demora pra carregar esta matrix de thumbs!!!! Depois a demora pra dar o zoom e ficar procurando no meio do nada!!! Isso é ridículo pra mim!!! Estou falando como usuário!!! Mas como progrador jamais faria um site assim para um cliente!!!! E novamente como usuário, eu nem perco tempo num site que use esta tecnologia ..... já entro no concorrente e compro o carro dele!!!
Bons programadores pensam diferente, tecnologia e evolução está visível aos olhos de quem quer enxergar.
Postar um comentário